É um prato muito simples, que consiste em legumes cozidos em um molho de tomate, uma das receitas mais icônicos da região de Maremma, na Toscana (Itália). Cada nonna tem a sua receita. Essa é apenas uma versão de tantas outras.
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola picada em cubos pequenos
2 talos de salsão picados em cubos pequenos (use a parte superior como guarnição em um Bloody Mary ou outra coisa de sua preferência)
1 abobrinha picada em cubos médios
2 cenouras picada em cubos médios
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
100ml de vinho branco (ou água)
2 dentes de alho
1 litro de caldo de legumes ou água
600g de tomate pelado
4 ovos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
01/
Em uma panela (que tenha tampa) sobre fogo médio, adicione o azeite e refogue a cebola, o salsão e a cenoura com uma pitada de sal por aproximadamente 5-8 minutos.
02/
Adicione o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos, até que o tomate caramelize e ganhe uma cor mais amarronzada. Você verá que se formará uma crosta no fundo da panela. Despeje o vinho branco e, com uma colher de pau, mexa e raspe essa crosta.
03/
Assim que o vinho secar, adicione as abobrinhas e cozinhe por 3 minutos. Então, introduza os tomates pelados esmagando-os com as mãos. Mexa bem.
04/
Adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar até que o caldo reduza, mas sem deixar secar demais. É preciso haver um pouco de líquido para cozinhar os ovos. Prove e acerte o sal e a pimenta-do-reino.
05/
De maneira espaçada, quebre os ovos e aninhe-os cuidadosamente dentro do molho. Tampe e abaixe o fogo. Assim que os ovos estiverem cozidos desligue e sirva imediatamente.
06/
Sirva com um pão se sua preferência.