Este é um prato trivial na Coreia, e cada casa tem a sua receita. Acho uma baita opção gostosa e superprática para os dias de semana! Se tenho Kimchi na geladeira, faço diversas vezes na semana. Picante e ácido, o arroz ganha um ovo frito por cima para arrematar. Atenção aos vegetarianos e veganos: apesar da receita não levar carne, o kimchi costuma levar molho de peixe em sua composição.
É possível fazer kimchi em casa, mas eu sempre compro pronto. Você pode encontrá-los em mercados coreanos como o Otugui e o Koa Food Market. Também pode ser encomendado no Agui Kimchi em uma versão bem artesanal.
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 dente de alho picado
1 + ½ xícara de kimchi picado
200g de cogumelos, de preferência tipo enoki (opcional)
3 xícaras de arroz já cozido (de preferência o grão curto) em temperatura ambiente
1/4 xícara (chá) de caldo do kimchi (aquele líquido que fica dentro do pote do kimchi)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1 ou 2 colheres (sopa) de gergelim tostado para finalizar
1/2 cebolinha picada para finalizar
4 ovos fritos
Modo de preparo:
01/
Sobre fogo médio/alto, aqueça uma frigideira antiaderente ou wok e adicione o óleo vegetal. Esquente por 1 minuto e então adicione o alho picado. Frite rapidamente, por 10 segundos, sem deixar que queime.
02/
Adicione o kimchi picado e misture. Cozinhe por 4 ou 5 minutos.
03/
Caso opte por usar cogumelos, adicione-os nesta etapa. Mexa bem e reduza o fogo para médio/baixo.
04/
Coloque o arroz e o líquido do kimchi. Misture bem e cozinhe por mais 3 ou 4 minutos. Adicione o óleo de gergelim. Mexa bem e desligue o fogo.
05/
Sirva o arroz de kimchi em quatro tigelas e salpique a cebolinha. Cubra com o ovo frito e finalize com o gergelim tostado.