Sou fã de torta de limão e todas as suas variações! Diferente da brasileira, a torta americana costuma levar um recheio bem azedinho, feito com limão siciliano, e que dispensa o leite condensado. Essa barrinha de limão, por sua vez, é uma variação dessa torta, mas sem o merengue. É doce e azeda na medida.
Rendimento: de 12 a 16 pedaços
Ingredientes da massa:
1 + 1/4 de xícaras (chá) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1/4 de colher (chá) de sal
10 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos (em torno de 140g)
Ingredientes do creme de limão:
3/4 de xícara (chá) de suco de limão siciliano (em torno de 4 a 6 limões)
1 + 1/2 xícaras (chá) de açúcar refinado
2 ovos inteiros
3 gemas
1 + 1/2 colheres (chá) de amido de milho
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal (em torno de 60g)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo:
01/
Preaqueça o forno a 180°C. Forre uma forma quadrada (de 24x24cm) com papel manteiga de maneira que sobre papel de ambos os lado. Eles servirão como alças para você retirar a torta da forma.
02/
Para a massa, misture a farinha de trigo, o açúcar refinado, o açúcar de confeiteiro, o sal e a manteiga. Você pode misturar com a ajuda de um processador ou com as mãos. Ao final, teremos uma massa quebradiça e não elástica, mas que gruda ao ser pressionada.
03/
Coloque a massa sobre a forma forrada com papel manteiga e, com as mãos, cubra o fundo de maneira uniforme. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Neste momento, não queremos que a massa doure muito, pois ela irá retornar ao forno.
04/
Faça o creme. Coloque o suco de limão, o açúcar, os ovos, as gemas, o amido de milho e o sal em uma panela. Leve ao fogo baixo e mexa até que comece a ferver. Conte 1 minuto e retire do fogo.
05/
Coe o creme com a ajuda de uma peneira e então adicione a manteiga. Mexa para incorporá-la, conforme for derretendo. Despeje o creme sobre a massa previamente assada e leve ao forno por aproximadamente 10 a 15 minutos ou até que o creme esteja firme.
06/
Deixe a torta esfriar até chegar em temperatura ambiente e então leve à geladeira até a hora de servir. Só depois de refrigerada, e com o creme bem firme, é que podemos cortá-la em barrinhas ou quadradinhos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para finalizar.