Batata gratinada

Batata gratinada

Batatas gratinadas geralmente costumam ser servidas como acompanhamento de alguma carne, mas eu posso comê-las pura, afinal, é a soma de três alegrias: batata, creme de leite e queijo! A receita é altamente reconfortante.

Rendimento: 4 porções


Ingredientes:

900g a 1kg de batata

100g de queijo gruyère ralado

100g de queijo parmesão ralado

1 dente de alho picado

1 colher (sopa) de tomilho fresco

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:

01/
Preaqueça o forno a 200°C e unte uma forma refratária com um pouco de azeite.

02/
Em uma tigela, misture 2/3 do queijo gruyère, 2/3 do queijo parmesão ralado e reserve o resto dos queijos para finalizar o prato. À mistura de queijos, adicione o creme de leite fresco, o alho picado e o tomilho. Misture e então tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

03/
Descasque as batatas e fatie-as finamente. Tente fatiar todas com a mesma espessura para que cozinhem de maneira uniforme.

04/
Mergulhe as fatias de batata no creme de queijo garantindo que todas as rodelas fiquem bem cobertas. Então, arranje as rodelas na forma refratária de maneira que fiquem bem apertadinhas, umas contras as outras. Cubra com o resto do creme, mas não deixe que ele ultrapasse metade da altura da forma – do contrário, poderá vazar.

05/
Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos para que as batatas cozinhem. Então, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 30 minutos. Com cuidado, salpique os queijos ralados que estavam reservados e asse por mais 30 minutos ou até que os queijos estejam gratinados. Sirva imediatamente.