Se você usa o Pinterest, provavelmente já cruzou com esse bolo bem escuro servido com um creme branco por cima. Acredito que a receita da Nigella seja a mais famosa, mas existem diversas por aí. A minha, por exemplo, também leva café. Deixo como alternativa uma variação feita com Colorado Demoiselle, cerveja nacional de estilo porter e que leva café.
Rendimento: aproximadamente 12 fatias
Ingredientes do bolo:
1 xícara (chá) de cerveja Guinness ou outra cerveja do tipo stout
10 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3/4 de xícara (chá) de cacau em pó
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de café solúvel
3/4 de xícara (chá) de iogurte grego sem açúcar
2 ovos
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 + 1/2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
Ingredientes da cobertura:
230g de cream cheese
1 + 1/4 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
Modo de praparo:
01/
Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda de 21cm de diâmetro.
02/
Em uma panela sobre fogo médio, coloque a cerveja e a manteiga e cozinhe até que ela derreta. Retire do fogo, adicione o açúcar, o cacau e o café em pó. Misture bem e reserve.
03/
Em uma tigela, coloque o iogurte, os ovos e a baunilha. Mexa bem e então acrescente à mistura de cerveja. Por último, incorpore a farinha e o bicarbonado de soda.
04/
Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos – 1 hora ou até que, ao enfiar um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso, faça a cobertura.
05/
Em uma tigela, misture o açúcar de confeiteiro (garanta que qualquer “caroço” de açúcar seja desmanchado antes) e o cream cheese. Misture bem e então coloque o creme de leite. Mexa até obter um creme homogêneo. Cubra o bolo quando ele tiver atingido temperatura ambiente.