Conserva de quiabo

Conserva de quiabo

Eu adoro quiabo (inclusive e, sobretudo, a baba) e quando vi a receita do Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi, resolvi substituir o mix de legumes sugerido por ele por uma porção de quiabos que tinha na geladeira. O curry dá um toque especial à salmoura, que segue o estilo israelense e quase não leva açúcar. Um jeito diferente e delicioso de consumir quiabo no nosso dia a dia.

Receita extraída do livro Jerusalém, mas os “legumes variados” sugeridos por ele foram substituídos por quiabo, e uma das instruções foi alterada com a intenção de facilitar o processo.

Rendimento: 1 pote de aproximadamente 1,5 litro


Ingredientes:

500g a 600g de quiabos

1 colher (sopa) de curry em pó

1 colher (sopa) de pimenta-da-jamaica (se não encontrar, use pimenta-do-reino)

6 dentes de alho fatiados

2 pimentas dedo-de-moça inteiras

100ml de vinagre de maçã

Sal fino 


Modo de preparo:

01/
Separe os quiabos higienizados em uma tigela e coloque cerca da metade deles no fundo de um vidro esterilizado com capacidade para 1,5 litro. Adicione a pimenta-da-jamaica, o alho e a pimenta dedo-de-moça. Cubra com os demais quiabos.

02/
Faça uma salmoura misturando 1 ½ colher (chá) de sal para cada 200ml de água morna (você vai precisar de cerca de 800 ml de salmoura, ou seja, multiplique por quatro). Adicione o curry e mexa até que ele e o sal se dissolvam. Encha o vidro com uma quantidade suficiente da mistura para chegar a até 2cm da borda. Acrescente o vinagre (os quiabos agora devem estar completamente cobertos) e feche o vidro. 

03/
Coloque num local bem iluminado; se possível, ensolarado. O picles deve estar pronto em 5 dias – crocante e repleto de sabores ácidos e salgados. Mantenha na geladeira por até 2 semanas.