Conserva de rabanete do chou

Conserva de rabanete do chou

Que saudade de me sentar numa mesa do Restaurante Chou e receber um pratinho com esta conserva de rabanete acompanhada por folhas de manjericão, azeitona pretas e picles de cebola. É o meu tipo favorito, feito com uma salmoura que leva bastante açúcar. Atenção ao abrir o pote: o cheiro será desagradável, mas logo passa! Vale muito a pena – garanto!

Receita extraída do livro Como cozinhar sua preguiça, de Gabriela Barretto.

Rendimento: 1 pote de 1 litro


Ingredientes:

300ml de vinagre de maçã

300ml de vinagre de arroz

1 colher (sopa) de sal fino

1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos

1 ½ colher (chá) de semente de mostarda

240g de açúcar (equivale a aproximadamente 1 + ¼ de xícara de chá)

500g de rabanetes pequenos inteiros, limpos, de preferência orgânicos (se estiverem muito grandes, corte-os em dois ou três pedaços)


Modo de preparo:

01/
Misture os dois vinagres com os outros ingredientes (menos os rabanetes) e leve ao fogo numa panela de inox. Quando levantar fervura, conte 2 minutos e em seguida adicione metade dos rabanetes. Deixe cozinhar por 1 minuto a partir do momento que voltar a ferver. Retire os rabanetes com uma escumadeira ou peneira. Reserve.

02/
Cozinhe a outra metade dos rabanetes da mesma forma, na mesma solução. Escorra e reserve o líquido. Quando tanto os rabanetes quanto o líquido de cozimento estiverem frios, ponha tudo num pote esterilizado de vidro com tampa. Guarde na geladeira.

03/
A conserva estará pronta em dois dias. Dura muito tempo. Tem um cheiro terrível quando você abre a tampa, mas é muito bom. De verdade.