Gazpacho está na minha lista de comidas favoritas, pois junta coisas que eu amo: tomate, alho e vinagre. Esta aqui é uma receita clássica, mas com uma pequena variação: foi feita com tomates e pimentão amarelos em vez dos vermelhos. Parece que se está comendo o pôr do sol às colheradas… Mas, caso não encontre os itens amarelos, é totalmente possível fazer com os vermelhos.
Atenção ao vinagre: você até pode fazer com outro tipo (não irá desandar), mas não será a mesma coisa. Vale muito a pena ter um vinagre de vinho tinto em casa!
Rendimento: 4 porções como entrada
Ingredientes do gazpacho:
1kg de tomate-cereja amarelo
1 pepino médio
1 pimentão amarelo médio
1 cebola roxa média
1 dente de alho
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
Sal a gosto
Ingredientes do azeite de coentro:
2 punhados de coentro
Azeite o quanto baste
Sal a gosto
Modo de preparo:
01/
Comece cortando os ingredientes que serão processados ou batidos no liquidificador. Descasque e pique a cebola em quartos. Corte os tomates na metade. Descasque e corte o pepino em rodelas. Corte o pimentão ao meio, descarte a base do caule, as sementes e a pele branca e então pique. Descasque e pique o alho.
02/
Coloque todos os ingredientes no processador ou liquidificador. Caso não caiba, você precisará fazer em etapas. Bata até obter uma mistura homogênea e sem pedaços. Se for preciso, pare de bater e limpe as laterais do processador/liquidificador para garantir que não sobrem ingredientes inteiros.
03/
Com o processador/liquidificador ligado, adicione o vinagre de vinho tinto, o sal e o azeite. Desligue e prove. Ajuste o tempero, caso necessário.
04/
Agora coe o gazpacho. Para isso, apoie uma peneira sobre uma tigela e vá colocando a sopa de acordo com o tamanho da sua peneira. Mexa com uma colher para acelerar o processo e extrair todo o caldo. Seja paciente para não desperdiçar!
05/
Leve o gazpacho à geladeira por algumas horas ou até que esteja bem resfriado.
06/
Agora faça o azeite de coentro, caso queira usá-lo na finalização. Apesar e ser optativo, acredito que dá um toque a mais. Caso não goste de coentro, use salsinha.
07/
Com um pilão, macere bem as folhas com um pouco de azeite. Vá adicionando mais azeite e macerando até obter uma consistência que te possibilite regar a sopa com a ajuda de uma colher. Tempere com sal a gosto. Se preferir, faça o processo com um mixer de mão, pulsando aos poucos.