Gnudi

Gnudi

Gnudi é um prato típico da Toscana e significa “pelado”, pois é como se fossem recheios de ravioli, mas sem a massa. São bolotinhas bem delicadas feitas de ricota com espinafre e cobertas com manteiga e sálvia. Os segredos consistem em não usar farinha na massa, mas ser generoso na hora de moldar as bolotas, e não deixar de refrigerá-las antes de levar à fervura. Muito simples e muito gostoso. Ah, em italiano, “g” seguido por “n” tem som de “nh”.

Rendimento: 2 a 3 porções


Ingredientes:

250g de ricota fresca (creme de ricota não funciona)

600g de folhas de espinafre (em torno de 2 maços grandes)

5 colheres (chá) de parmesão ralado + para servir

1 ovo

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Farinha de trigo para polvilhar e enrolar os gnudis

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

5 folhas de sálvia

Noz-moscada a gosto


Modo de preparo:

01/
Caso esteja usando uma ricota com alto teor de água (muito mole), é melhor colocá-la sobre uma peneira e deixar escorrer por aproximadamente 40 minutos. Caso sua ricota seja mais firme (o ideal), está pronta pra ser usada!

02/
Aqueça uma frigideira e acrescente as folhas de espinafre. Provavelmente, você terá que fazer isso duas ou três vezes – a depender do tamanho da sua panela. Adicione 2 colheres (sopa) de água quente e tampe a frigideira. Deixe que elas cozinhem até murcharem bem.

03/
Apoie uma peneira sobre uma tigela e coloque as folhas de espinafre já cozidas sobre ela. Com a ajuda de uma colher, esprema bem para tirar toda a água. Então, corte as folhas grosseiramente. Você deverá ter em torno de 300g de espinafre, ou seja, metade da quantidade inicial.

04/
Em uma tigela, quebre o ovo e bata ligeiramente com um garfo. Misture o espinafre, a ricota e o parmesão ralado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

05/
Prepare sua “estação” de trabalho para moldar os gnudis: ao lado da tigela da massa tenha uma outra tigela com um pouco de farinha seguida de uma tábua de madeira ou assadeira com um pouco de farinha.

06/
Com as mãos úmidas para não grudar, faça bolotas de massa do tamanho de uma noz. Passe pela farinha de modo a cobri-las muito bem – isso vai ajudá-las a manter o formato na hora de cozinhar. Deposite as bolotas na tábua enfarinhada. Leve os gnudis à geladeira por meia hora para que fiquem bem firmes. Atenção, pular essa etapa pode fazer com que elas fiquem moles e se desfaçam na panela de água quente!

07/
Aqueça uma panela com água. Quando começar a ferver, salgue bem a água – queremos algo como a água do mar. Em uma frigideira, derreta a manteiga com as folhas de sálvia e um pouco de noz-moscada. Cuidado para não queimar a manteiga.

08/
Coloque os gnudis na panela de água fervendo. Eles estarão prontos quando subirem à superfície. Retire com a ajuda de uma escumadeira ou outra colher que ajude a escorrer a água. Coloque-os diretamente na frigideira com a manteiga e aqueça-os rapidamente. Queremos apenas esquentar o molho junto com os gnudis. Se você achar muito difícil gerenciar a cocção dos gnudis e passá-los diretamente pra frigideira sem deixar a manteiga queimar, faça em etapas. Cozinhe os gnudis e vá colocando-os em uma assadeira untada com azeite. Quando terminar, coloque-os na frigideira com a manteiga e aqueça-os.

09/
Sirva com parmesão ralado.