Priya Krishna foi quem me apresentou esta receita típica da região de Gujarat, na Índia. Fiquei encantada com os sabores, a cor e a facilidade para preparar este iogurte que já é uma ótima variação para as versões de sempre. Na Índia, é muito consumido com poori (um pão frito) ou puro, como sobremesa. Perfeito quando servido gelado depois de um bom curry.
Rendimento: 3 a 4 porções
Ingredientes:
500g de iogurte grego não adoçado
1/4 de colher (chá) de açafrão em pistilos
2 colheres (sopa) de leite
1/4 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Cardamomo em pó a gosto
Pistache picado para finalizar (optativo)
Modo de preparo:
01/
Aqueça o leite, mas sem deixar que ferver. Adicione os pistilos de açafrão ao leite e deixe de molho por aproximadamente 4 horas.
02/
Sobre uma tigela, apoie uma peneira grande. Sobre a peneira, abra um pano de prato limpo. Despeje o iogurte sobre o pano de prato e deixe que dessore por aproximadamente 3 ou 4 horas. Se preferir, você pode fechar e amarrar o pano para pendurá-lo na pia ou algum outro lugar da sua cozinha. Só não se esqueça de colocar uma tigela embaixo para aparar o líquido.
03/
Coloque o iogurte numa tigela, adicione o leite com açafrão, o açúcar e o cardamomo – de preferência, moído na hora. Misture e prove. Finalize com pistache picado.
04/
Você pode comer logo em seguida, mas refrigerado é ainda mais gostoso. Gele por pelo menos 4 horas e sirva como sobremesa, no café do manhã ou lanche da tarde.