Acho engraçado que um dos meus livros de receitas preferidos seja sobre culinária italiana, porém escrito em francês. Foi com ele que aprendi esta receita que, de tanto fazer, fui mudando um pouco aqui e um pouco acolá. O resultado é um lombo muito mais saboroso e nada seco – de quebra, fica lindo na mesa!
Rendimento: de 4 a 6 porções
Ingredientes:
800g de lombo de porco
6 fatias finas de bacon
6 folhas de sálvia
6 ramos de alecrim pequenos
4 dentes de alho
100ml de vinho branco seco
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Barbante e tesoura
Modo de preparo:
01/
Preaqueça o forno a 200°C. Tempere o lombo com sal e pimenta-do-reino e então corte-o como se fosse fazer oito fatias (6 cortes), porém não vá até o final de maneira que o lombo pareça um “livro aberto”.
02/
Em cada intervalo, coloque uma fatia de bacon dobrada, uma folha de sálvia e um pequeno ramo de alecrim. Com um pedaço de barbante, amarre o lombo para “fechá-lo”. Você pode seguir tutoriais da internet, como esse, ou pode apenas amarrar pela lateral desde que fique bem preso.
03/
Aqueça o azeite em uma frigideira de ferro (ou diretamente em uma assadeira) e então coloque o lombo. Doure-o de todos os lado. Então, acrescente o vinho branco e os alhos. Deixe o vinho reduzir por 1 ou 2 minutos e então cubra com alumínio.
04/
Leve a frigideira de ferro ao forno por 45 minutos. Atenção: de tempos em tempos cheque para ver se o líquido secou e, caso tenha secado, acrescente um pouco de água. Tire o alumínio de deixe dourar por aproximadamente 15 minutos.
05/
Tire o barbante antes de levar à mesa e sirva com o próprio molho acompanhado por batatas, arroz ou legumes.