Outra combinação clássica, a abóbora com coco ganha o diferencial do gengibre. Ele também é pouco doce e leva uma pitada de açúcar mascavo para finalizar, o que dá essa cor bem dourada. Aqueça-o e coma com um pouco de manteiga.
Rendimento: 12 muffins
Ingredientes:
2 ovos
10 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
2/3 de xícara de buttermilk
2 colheres (chá) de gengibre em pó
2/3 de xícara de açúcar mascavo + 3 colheres (sopa) para finalizar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de abóbora de pescoço ralada no lado mais grosso do ralador
3/4 de xícara (chá) de coco ralado seco
Modo de preparo:
01/
Preaqueça o forno a 180°C. Prepare uma forma de muffins com as forminhas de papel. Se quiser fazer sem as forminhas de papel, unte normalmente.
02/
Em uma tigela bata os ovos, a manteiga, o buttermilk, gengibre e os 2/3 de xícara de açúcar mascavo com a ajuda de um batedor de arame.
03/
Em outra tigela, misture os secos: farinha, fermento, bicarbonato, canela e sal.
04/
Junte os ingredientes molhados ao secos (e não o contrário), misturando com uma colher de pau. Cuidado para não mexer de mais. Queremos apenas combinar os ingredientes. Então adicione a abóbora e o coco ralado. Misture apenas o necessário para combiná-los.
05/
Divida a massa entre as 12 forminhas, tomando cuidado para deixar entre um espaço para a massa crescer – entre um e dois dedos. Salpique o restante do açúcar mascavo por cima.
06/
Asse por aproximadamente 30 minutos ou até que, ao inserir um palito no centro, ele sai limpo. Deixe esfriar por 5 minutos e então tire os muffins da assadeira e deixe que terminem de esfriar em uma grade.