Já esta receita, típica da Costa Amalfitana, mistura ricota e farinha. É tradicionalmente moldada em nhoques grandes que são servidos com molho de tomate, mas vão bem com outros, como um belo pesto, por exemplo. É finalizado no forno para que os queijos derretam – uma perdição!
Rendimento: 4 a 6 porções
Ingredientes do nhoque:
250g de ricota fresca (creme de ricota não funciona)
2 gemas
1 xícara (chá) de farinha de trigo + para enfarinhar a bancada
3 colheres (sopa) de parmesão ralado + servir
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Noz-Moscada a gosto
200g de muçarela de búfala ralada no lado mais grosso do ralador
Molho de tomate para servir (CLIQUE AQUI para ver a receita)
Modo de prearo:
01/
Caso esteja usando uma ricota com alto teor de água (muito mole), é melhor colocá-la sobre uma peneira e deixar escorrer por aproximadamente 40 minutos. Caso sua ricota seja mais firme (o ideal), está pronta pra ser usada!
02/
Em uma tigela, misture os ingredientes da massa: ricota, gemas, farinha de trigo, parmesão, sal, pimenta e noz-moscada. Misture apenas os suficiente para incorporar tudo e formar uma bola – não queremos sovar a massa. Cubra a tigela da massa com um pano de prato limpo e leve à geladeira por 30 minutos.
03/
Enfarinhe uma superfície lisa e coloque a massa já refrigerada. Corte-a ao meio ou em quatro partes – o que for mais fácil para você manusear. Molde a massa num longo rolo de aproximadamente 2,5cm de diâmetro. Então, corte a massa uniformemente do tamanho de uma noz para que os nhoques fiquem igualmente cozidos. Caso prefira fazer nhoques menores, faça um rolo mais fino e corte em pedaços menores. Você pode ainda moldá-los como os italiano com a ajuda de uma pequena tábua própria pra isso, a venda em sites e lojas de cozinha, ou usar as costas de um garfo. Segure o pedacinho de massa apoiando com o dedão e role-o sobre a tábua ou costas do garfo fazendo uma leve pressão de maneira a criar uma superfície côncava e outra marcada pelas linhas da tábua/garfo. Se ficar na dúvida, procure vídeos no youtube, como esse do Pasta Grannies.
04/
Preaqueça o forno a 200°C. Aqueça uma panela com água e assim que começar a ferver, adicione sal. Queremos uma água salgada como a do mar. Separe a forma refratária na qual irá servir o nhoque, espalhe duas colheradas de molho e deixe ao lado do fogão.
05/
Coloque os nhoques na panela e deixe cozinhar até subirem à superfície. Com uma escumadeira, ou outra colher que ajude a escorrer a água, retire-os da panela e coloque-os na forma refratária. Vá intercalando as camadas de nhoque com molho e muçarela de búfala ralada. Finalize com uma camada de molho, muçarela e um pouco de parmesão. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até que o queijo tenha derretido e gratinado.