Esta receita, que aprendi no site do Chefsteps, nada mais é do que uma pâte à choux, a massa francesa usada para fazer profiteroles e gougères – que aqui é moldada com um bico de confeiteiro diretamente numa panela de água quente. Uma passada pela frigideira com manteiga e eles ficam dourados. Finalize com suco de limão, salsinha fresca e parmesão ralado na hora. Sucesso garantido!
Você precisará de saco de confeiteiro, barbante ou uma faca afiada.
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
225ml ou 15 colheres (sopa) de leite integral
3 + 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 ovos
150g de parmesão ralado + para servir
3/4 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
Noz-Moscada a gosto
4 colheres (sopa) de manteiga
1 fio de azeite de oliva
Suco de 1/2 limão siciliano
1 punhado generoso de salsinha fresca e picada
Modo de preparo:
01/
Em uma panela, aqueça o leite com a manteiga até que ela derreta e, assim que começar a ferver, adicione a farinha. Mexa com uma colher de pau vigorosamente. Você vai ver que uma vez que a farinha for incorporada, uma massa grossa irá se formar e que ela se desprenderá do fundo da panela. Abaixe o fogo e mexa por mais 3 ou 4 minutos. Tire a panela do fogo.
02/
Deixe a massa esfriar por 5 minutos. Este próximo passo pode ser feito a mão ou em uma batedeira – neste caso, o ideal é que você use um batedor plano. Adicione o sal, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e um ovo e misture bem até que seja totalmente incorporado. Repita o processo com cada um dos ovos. Se parecer que ovo não será incorporado, não se preocupe! É assim mesmo, continue mexendo que vai dar certo 😉
03/
Após adicionar os ovos, um a um, adicione o parmesão ralado. Misture bem e então encha um saco de confeiteiro com a massa. Dependendo do tamanho do seu saco, pode ser que você precise de mais de um (gosto de comprar os descartáveis que vêm em boa quantidade).
04/
Aqueça uma panela com água e quando estiver fervendo, adicione sal até obter uma água salgada como a do mar. Para cortar/moldar o nhoque você tem algumas opções. A primeira é fazer com a ajuda de alguém: enquanto um pressiona o saco de confeiteiro, o outro corta a massa diretamente na panela. A segunda opção, é usar uma panela de alças e amarrar um barbante em cada uma delas, passando pelo diâmetro da panela. Neste caso, você pressiona o saco de confeiteiro e então pressiona a massa contra o barbante para cortá-la fazendo com que o o nhoque caia diretamente na panela. A terceira opção, caso você não tenha barbante ou panela de alça, é segurar uma faca afiada com as costas na borda da panela, pressionar o saco de confeiteiro e pressionar a massa contra a lâmina da faca para que o nhoque caia diretamente na panela.
05/
Unte uma assadeira com azeite e deixe ao lado da panela. Cozinhe os nhoques até que eles subam à superfície e com a ajuda de uma escumadeira, ou outra colher que ajude a escorrer a água, retire os nhoques da água e coloque-os na assadeira.
06/
Assim que acabar, aqueça uma frigideira e então coloque a manteiga e um fio de azeite. Assim que estiver bem quente, adicione os nhoques. Deixe que dourem sem mexer. Quando estiverem dourados, desligue o fogo, acrescente o suco de limão e a salsinha e misture bem. Sirva com parmesão ralado.