Conhecido como “Çilbir”, a receita tem como protagonistas dois ingredientes bem comuns, mas que dificilmente são servidos juntos aqui no Brasil: ovo e iogurte. A mistura pode até soar estranha, mas garanto que aprender a comer iogurte salgado abrirá horizontes na sua cozinha! Ah, a receita tradicional usa um ovo poché, mas como isso costuma afugentar as pessoas, sugiro fazer um simples ovo frito com gema mole.
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
2 ovos caipiras
300g de iogurte tipo grego não adoçado
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de páprica defumada
½ dente de alho
Azeite de oliva
Pimenta-do-reino
Sal
Modo de preparo
01 /
Amasse o alho e misture com o iogurte. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e divida entre dois bowls.
02 /
Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga. Acrescente a páprica e misture tomando cuidado para não deixar queimar. Retire do fogo e reserve. Depois de um tempo as partículas sólidas da manteiga terão se acumulado no fundo do recipiente. Escorra a manteiga e despreze os sólidos.
03 /
Para fazer o ovo frito como o da foto, esquente outra frigideira sobre fogo baixo e, atenção, não aumente o fogo ao longo do processo. Unte a frigideira com o mínimo de azeite necessário.
04 /
Quebre o ovo e tampe a frigideira. Deixe fritar lentamente até a clara estar cozida e firme, mas com a gema ainda mole. Repita o processo com o outro ovo.
05 /
Coloque o ovo sobre o iogurte e regue com a manteiga de páprica. Finalize com um pouco mais de pimenta-do-reino e sirva com pão.