Uma receita do sul da França, este simpático sanduíche leva uma série de ingredientes simples que, juntos, rendem um sanduíche super-rico – é como uma salada niçoise no pão! A receita traz um truque em que o sanduíche deve ser embrulhado, posto debaixo de algo bem pesado e deixado lá por um tempinho. Isso faz com que o pão absorva melhor o molho e fique de fato “banhado”, como o próprio nome diz.
Rende: 2 sanduíches
Ingredientes:
1/2 dente de alho
Sal
10 a 12 anchovas
1 colher (chá) de vinagre de vinho tinto
Pimenta-do-reino moída na hora
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
2 ovos cozidos (com gema dura) fatiados
1 pimentão vermelho, amarelo ou laranja sem semente e fatiado finamente
1 tomate bem maduro fatiado finamente
1 cebola roxa pequena fatiada finamente
1 xícara (chá) de azeitonas pretas, de preferência sem caroço e bem picadinhas
Algumas folhas de manjericão
2 punhados de rúcula (opcional)
1 latinha de atum já escorrido
2 pães individuais como uma focaccia ou ciabatta
Modo de preparo:
01/
Comece com o molho: em um pilão, amasse o alho com um pouco de sal até que esteja bem pastoso e liso. Adicione as anchovas e amasse novamente. Então coloque o vinagre e pimenta-do-reino a gosto. Por último, adicione o azeite e misture bem. Reserve.
02/
Abra os pães ao meio longitudinalmente e divida metade do molho entre as duas partes que ficarão embaixo. Por cima, coloque fatias de ovo, de pimentão, de tomate, de cebola, as azeitonas, o manjericão, a rúcula (se optar por usar) e o atum.
03/
Passe o restante do molho nas metades dos pães que irão por cima e feche os sanduíches. Embrulhe-os de maneira firme com um plástico filme, mas não dê muitas voltas. Depois embrulhe com papel manteiga. Coloque-os debaixo de um livro bem pesado e deixe por pelo menos 30 minutos (idealmente, 4 horas).
04/
Corte o sanduíche ainda embrulhado para ele não se despedaçar e o recheio não cair. Também é uma boa maneira de transportá-los para um piquenique, por exemplo.