Ribollita

Ribollita

Uma receita toscana, que além do tomate mistura o típico feijão branco, lá chamado de cannellini, e couve. Eu fiz uma versão mais leve e sem pão, mas se tiver sobrando em casa… acrescente.

Rendimento: de 4 a 6 porções


Ingredientes:

1 cebola picada em cubos pequenos

2 cenouras picadas em cubos médios

1 talo de salsão picado em cubos pequenos

2 dentes de alho

1 maço de couve-manteiga

1 pedaço de parmesão com uma casca generosa (usaremos a casca no preparo)

800g de tomate pelado

1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva

400g de feijão branco (cannellini) já cozido

4 xícaras (chá) de água

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Pão de sua preferência para servir


Modo de preparo:

01/
Com a lateral de uma faca de cozinha, amasse os dente de alho de maneira que se quebrem, mas não se despedacem. Queremos que soltem bastante sabor durante o cozimento, mas não se desintegrem. Reserve.

02/
Lave a couve. Com uma faca ou rasgando com as mãos, separe as folhas do caule mais grosso e descarte-o. Sobreponha as folhas de couve, enrole e corte em fatias não muito finas. Reserve.

03/
Abra as latas de tomate e com uma peneire, separe os tomates do líquido. Reserve ambos separadamente.

04/
Em uma panela sobre fogo médio, aqueça o azeite. Adicione a cebola, a cenoura, o salsão e o alho. Adicione uma boa pitada de sal, misture e deixe cozinhar por 8 – 10 minutos ou até que os legumes amoleçam.

05/
Adicione os tomates ( deixe o líquido pra depois) e esmague-os com as mãos conforme for introduzindo. Cozinhe por aproximadamente 10 minutos.

06/
Caso compre feijões já cozidos, coe aquele líquido da lata. Separe a casca do parmesão. Adicione o feijão bem como a casca do queijo, o líquido dos tomates e a água à panela. Leve a fervura.

07/
Adicione a couve em duas levas, deixando que a primeira murche antes de adicionar a segunda. Cozinhe por mais 5 minutos. Prove e ajuste o sal e a pimenta.

08/
Retire a casca de parmesão e os pedaços de alho antes de levar à mesa. Sirva com pão e parmesão ralado na hora.