Saladas de batata estão entre as minhas favoritas, seja a tradicional maionese ou variações, como aquela com vinagrete de cominho que já compartilhei aqui. Nesta receita, as batatas cozidas e ainda mornas são regadas com manteiga de harissa e então finalizadas com um bocado de coalhada. Para uma salada bem saborosa, é importante salgar bem a água do cozimento (eu ainda coloco uma folha de louro!) e temperar as batatas ainda mornas. Uma opção cremosa, macia e levemente apimentada. E apesar de sugerir como salada, pode facilmente ser o acompanhamento de uma carne ou algum outro preparo para o prato principal. Sugiro comer no dia do cozimento, pois perde um tanto da sua cremosidade quando colocada na geladeira.
Ingredientes:
1kg de batata
1 folha de louro
Sal a gosto
50g de manteiga
1 colher (sopa) de harissa
½ xícara (chá) de coalhada
Água o quanto baste
Dill para finalizar
Modo de preparo:
01/
Descasque e pique as batatas em cubos de aproximadamente 1,5cm – 2cm. O importante é que tenham mais ou menos o mesmo tamanho para que cozinhem de maneira homogênea.
02/
Coloque os cubos cortados de batata em uma panela e cubra-os com água fria. Salgue a água, adicione a folha de louro e então cozinhe as batatas até que estejam macias, mas não molengas.
03/
Com a ajuda de um escorredor, descarte a água. Então, com as batatas ainda quentes, sacuda-as de maneira que batam levemente contra escorredor. Repita esse processo algumas vezes, até ver que se formou uma leve camada cremosa em torno das batatas. Isso ajudará a dar uma liga gostosa à salada.
04/
Em uma frigideira, derreta a manteiga e acrescente a harissa. Misture bem e desligue o fogo. Adicione a manteiga à coalhada e misture bem. Vá adicionando água aos poucos e misturando bem até obter um creme homogêneo. Adicione o molho às batatas ainda mornas e misture. Algumas harissas já contêm sal. Prove e ajuste o tempero.
05/
Por último, finalize com o dill picado.