Comeria potes e mais potes dessa salada que é leve por não levar maionese, e que é gostosa quando morna, em temperatura ambiente ou fria. Eu sou da turma do cominho e sei que tem gente aí que detesta – c’est la vie. Neste caso, apenas omita-o da sua receita.
Rendimento: 4 porções como entrada ou acompanhamento
Ingredientes:
1kg de batata
5 colheres de azeite de oliva
1/2 cebola pequena
2 colheres (chá) de mostarda de Dijon
2 colheres (chá) de mostarda à l’ancienne
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de cominho em pó
Suco de 1/2 limão siciliano (opcional)
Sal a gosto
Modo de preparo:
01/
Pique a cebola em cubinhos bem pequenos – o menor que conseguir.
02/
Pegue um pote de vidro vazio e que tenha tampa. Coloque o azeite de oliva, a cebola picada, as mostardas, o açúcar, o cominho, o suco de limão e o sal. Tampe bem o vidro e chacoalhe! Esse é um bom método de emulsificar molhos. Se achar que o molho está muito grosso, você pode adicionar um pouquinho de água, mas tome cuidado. Uma ou duas colheres de chá devem bastar.
03/
Descasque e pique as batatas em cubos de aproximadamente 1,5cm – 2cm. O importante é que tenham mais ou menos o mesmo tamanho para que cozinhem de maneira homogênea.
04/
Coloque a batata em uma panela e cubra com água fria. Salgue a água e então cozinhe as batatas até que estejam macias, mas não estejam molengas.
05/
Com a ajuda de um escorredor, descarte a água. Então, com as batatas ainda quentes, sacuda-as de maneira que elas batam levemente contra escorredor. Repita algumas vezes até ver que se formou uma leve camada cremosa em torno das batatas. Isso ajudará a dar uma liga gostosa à salada.
06/
Junte as batatas ainda mornas com o vinagrete e misture bem até que todas as batatas estejam bem temperadas. Sirva morna, em temperatura ambiente ou fria.