Eu nunca tinha dado muita bola pra erva-doce até conhecer essa receita da Diana Henry em que ela é grelhada com suco de laranja e vinho branco (que usei no lugar do sherry) e servida com queijo de cabra. Ela fica mais macia, adocicada e com uma coloração dourada linda. Prepare-se para adotar a erva-doce para sempre!
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
1 colher (chá) de semente de erva-doce
2 ½ colheres (sopa) de avelãs sem casca
4 bulbos de erva-doce
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de vinho branco seco
Raspas de 1 laranja
Suco de ½ laranja
4 colheres (chá) de açúcar
150g de queijo de cabra fresco
Flor de sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
01 /
Coloque as sementres de erva-doce em um pilão e amasse apenas o suficiente para quebrá-las. Reserve.
02 /
Com uma faca afiada, corte irregularmente as avelãs. Coloque-as em uma frigideira e leve ao fogo médio para tostá-las. Assim que elas começarem a ganhar cor, retire-as do fogo e reserve.
03 /
Corte os caules da erva-doce, reservando alguns ramos, e tire as camadas mais grossas (em geral mais secas e machucadas). Corte os bulbos verticalmente em quatro, e cada quarto, ao meio.
04 /
Em uma frigideira larga, derreta a manteiga e acrescente o azeite de oliva. Grelhe os pedaços de erva-doce em fogo médio para alto até que todos os lados estejam dourados. Caso sua frigideira não comporte todos os pedaços, repita essa etapa até grelhar todos os pedaços.
05 /
Com todos os pedaços dourados na frigideira (eles diminuirão ao serem grelhados), adicione ½ xícara de vinho branco e as sementes de erva-doce e abaixe o fogo. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por aproximadamente 7 minutos.
06 /
Adicione o suco de laranja e cozinhe por mais 7 minutos. Queremos uma erva-doce dourada e macia, mas não molenga demais. Então destampe a panela e aumente o fogo para deixar o líquido secar.
07/
Adicione o açúcar e cozinhe por 1 minuto, virando os pedaços para que caramelizem de leve. Adicione a outra ½ xícara de vinho, quase todas as raspas de laranja (guarde um pouco para finalizar o prato), sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe até que o vinho evapore e os pedaços de erva-doce estejam dourados e brilhantes.
08/
Transfira a erva-doce para o prato em que será servida e, por cima, despedace o queijo de cabra. Espalhe as avelãs e o resto das raspas de laranja. Finalize com um fio de azeite de oliva e os ramos reservados inicialmente.