Sangria rosé

Sangria rosé

Os dias ensolarados com uma briza fria são meus preferidos! E a minha refeição ideal deste começo de outono, além de saladas como as que vimos, tem um belo drinque para acompanhar. Nesta versão de sangria que fiz para o site da revista Vogue alguns anos atrás, misturei vinho rosé, no lugar do tinto, com rum. Além disso, as frutas são grelhadas e por isso trazem um toque caramelizado e defumado.

Rendimento: de 6 a 8 doses


Ingredientes

60ml de água

60g de açúcar

3 xícaras (chá) de uvas sem sementes, tipo Thompson, cortadas ao meio

2 laranjas, fatiadas em rodelas

2 limões sicilianos, fatiados em rodelas

750ml de vinho rosé

240ml de rum envelhecido

Gelo para servir


Modo de preparo

01 /
Comece levando ao fogo médio a água com o açúcar para fazer um xarope. Esquente até que o açúcar se dissolva. Tire do fogo e deixe esfriar*.

02 /
Esquente uma frigideira de fundo grosso, de preferência de ferro, e grelhe as rodelas de laranjas até ficarem bem tostadas de ambos os lados – aproximadamente 4 minutos de cada lado. Reserve.

03 /
Repita o procedimento com as rodelas de limão siciliano e as uvas, cuidando sempre para não deixar queimar demais. Deixe as frutas esfriarem por completo.

04 /
Em uma jarra, coloque o vinho rosé, o rum, o xarope de açúcar e misture bem. Junte as frutas e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

05 /
Sirva quando estiver bem geladinha, em copos com gelo.

*Se quiser fazer o xarope em maiores quantidades, ele dura até um mês se guardado em um recipiente hermético na geladeira.