Shakshuka

Shakshuka

A receita que reproduzo em casa é a da Melissa Clark – colunista do New York Times -, pois além de deliciosa, é uma ótima base. Isso significa que às vezes sigo a risca e, em outras, não. Quando não tenho pimentão, faço só com cebola; quando não tenho queijo de cabra, vai sem; quando estou com vontade, mudo alguns temperos. Prático, gostoso e sem frescuras!

Rendimento: de 3 a 4 porções


Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite de oliva 

1 cebola grande

1 pimentão vermelho

3 dentes de alho 

1 colher (chá) de cominho em pó 

1 colher (chá) de páprica defumada 

⅛ de colher (chá) de pimenta cayena 

2 latas de tomate pelado  

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto  

150g de queijo tipo feta ou queijo de cabra tipo boursin 

4 a 6 ovos (de preferência orgânicos e caipiras)

Salsinha ou coentro a gosto para finalizar


Modo de preparo:

01/
Preaqueça o forno a 180°C caso possua uma frigideira de ferro. Caso contrário, não é necessário preaquecer o forno, pois o preparo será feito no fogão.

02/
Descasque a cebola e corte-a ao meio. Então fatie-a em finas meias-luas. Corte o pimentão ao meio. Retire as sementes e, com a faca, tire as partes brancas que restarem. Fatie-o em tiras finas. Se achar que estão muito compridas, corte-as ao meio. Reserve. Descasque e fatie os alhos. Se não gostar de mastigar pedaços de alho (eu adoro!), rale no ralador.

03/
Em fogo médio, aqueça uma frigideira de ferro que possa ir ao forno ou uma frigideira de outro material, mas que tenha tampa. Adicione o azeite e, assim que estiver quente, coloque a cebola e o pimentão. Cozinhe por aproximadamente 10 a 15 minutos ou até que estejam macios. Adicione o alho e cozinhe por mais 1 ou 2 minutos, e então coloque o cominho e a páprica. Cozinhe até que comecem a exalar seus aromas – em torno de 2 minutos. Adicione os tomates e seu suco, esmagando-os com as mãos enquanto os despeja na frigideira. Mexa e deixe cozinhar até que o molho engrosse um pouco, mas não deixe secar completamente. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

04/
Com a ajuda de uma colher de pau, “cave” pequenos buracos no molho e quebre um ovo dentro de cada um. Quebre ou esfarele o queijo por cima e então leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, ou até que os ovos estejam cozidos, mas com a gema ainda mole. Caso não goste de gemas moles, deixe mais um pouco. Para aqueles que não possuem frigideira de ferro, mantenha o fogo ligado e tampe a frigideira para que os ovos cozinhem no vapor .
05/
Pique a salsinha ou o coentro e, na hora de servir, salpique por cima para finalizar. Sirva com generosas fatias de um bom pão.