Adoro esta receita inspirada na de Mark Bittman, jornalista gastronômico e autor de diversos livros, porque parece que ele encontrou uma forma de bebermos homus! E ele, ainda por cima, complementou a sopa com a tradicional salada árabe de pepino com tomate, que agrega uma textura crocante. Um pão árabe vai bem como acompanhamento.
Rendimento: 4 porções como entrada
Ingredientes:
1 tomate maduro
1 pepino
1/4 de cebola roxa
1/4 de xícara (chá) de salsinha
3 xícaras de grão-de-bico cozido
3 colheres (sopa) de tahine
Suco de 1 limão
1 dente de alho pequeno
1 colher (chá) de cominho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 + 1/2 xícaras (chá) de água fria
Sal a gosto
Modo de preparo:
01/
Corte o tomate ao meio e descarte as sementes. Então, pique em cubinhos pequenos e coloque em uma tigela. Reserve.
02/
Descasque o pepino e corte-o ao meio longitudinalmente. Com a ajuda de uma colher, tire as sementes e descarte-as. Corte o pepino em cubinhos do mesmo tamanho dos de tomates. Reserve na mesma tigela.
03/
Pique a cebola e junte ao tomate com pepino. Tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Reserve.
04/
Em um processador ou liquidificador, junte o grão-de-bico já cozido, o tahine, o suco de limão, o alho, o cominho, o azeite e sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente a água gradualmente, começando com 1 xícara, e bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente outra xícara e meia de água e bata novamente. Se achar que precisa de mais água para obter uma consistência mais líquida, adicione aos poucos.
05/
Prove e ajuste o tempero. Sirva em temperatura ambiente, em tigelas individuais, acompanhada pela salada de tomate com pepino e finalize com azeite e pimenta-do-reino.