Este aqui pode até parecer um sorvete de flocos, sobretudo por ser branco porque eu não faço nenhuma questão do corante verde. Procure a melhor essência de menta que puder encontrar, pois ela fará toda diferença. Se você não gostar desse sabor, basta fazer a receita sem a essência e você terá um sorvete de flocos! A calda de chocolate que endurece é uma alegria extra. Atenção: como o sabor e intensidade da sua essência muda de acordo com a marca, a medida ideal pode variar. Usei 4 colheres de chá.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
1 lata de leite condensado
100g de chocolate meio amargo
2 a 4 colheres (chá) de extrato de menta
Modo de preparo:
01.
Coloque o chocolate no freezer por aproximadamente 15 minutos para que fique mais fácil picá-lo finamente. Com uma faca afiada e usando o peso do seu corpo para ajudar, tente cortar lascas bem finas ao pressionar a faca na lateral da barra de chocolate. Outra opção é usar um descascador de legumes. Caso queira pedaços maiores, tudo bem também. Fique à vontade para fazer como preferir. Reserve.
02.
Misture a essência de menta com o leite condensado e reserve.
03.
Com a ajuda de uma batedeira, bata o creme de leite até obter uma consistência mais firme, de maneira a formar pequenos picos. Então, diminua a velocidade e adicione o leite condensado devagar, mas num fio contínuo. Desligue a batedeira.
04.
Com a ajuda de uma espátula, incorpore o chocolate picado ao creme delicadamente. Transfira para um pote de sorvete ou um recipiente com tampa hermética. Uma terceira opção é colocar em uma forma de bolo inglês e cobrir com plástico filme. Leve ao freezer por uma noite. Tire do freezer de 5 a 10 minutos antes de consumir.